Fungos
A maioria dos fungos constituem-se de filamentos microscópicos ramificados, as hifas. A hifa contém o material celular do fungo e pode ser de 2 tipos: cenocítica ou septada. As Hifas Cenocíticas são tubos contínuos, sem divisões, preenchidos por uma massa citoplasmática com centenas de núcleos. Hifas septadas apresentam paredes transversais (septos) delimitando compartimentos celulares com um ou dois núcleos. Os septos são incompletos, apresentam um orifício central que poe em comunicação direta os citoplasmas de células vizinhas. A parede das hifas é constituída pelo polissacaridio quitina. O conjunto de hifas é o micélio.
Os fungos tem nutrição heterotrófica, a maioria das espécies vivem no solo, onde se alimenta de cadáveres (animais, plantas, outros seres vivos) nesse processo as hifas liberam enzimas que digerem o material orgânico e absorvem os produtos da digestão, por isso são chamados de saprofágicos. Certas espécies são parasitas e outras vivem em associações harmoniosas.
FILOS
CHYTRIDIOMYCOTA (quitridiomicetos)
Em sua maioria aquáticos, apresentam flagelos. Algumas espécies são unicelulares; a maioria é filamentosa, com hifas cenocíticas, muitas espécies são saprofágicas, há também diversas espécies parasitas.
ZYGOMICOTA (zigomicetos)
Não formam corpos de frutificação durante os processos sexuais, são os únicos fungos multicelulares, hifas cenocíticas. Muitos tem vida livre, há espécies parasitas outras vivem em associação mutualísticas.
ASCOMYCOTA (ascomicetos)
No ciclo de reprodução sexuada apresenta os ascos, no interior dos ascos formam-se esporos sexuais denominados ascósporos. Em certos ascomicetos os ascos ficam reunidos em corpos de frutificação chamados de ascocarpos/ascomas. Hifas septadas.
BASIDIOMICOTA (basidiomicetos)
Durante o ciclo de reprodução sexuada, células especiais, os basídios, originam os esporos sexuais, os basidiósporos. Alguns formam corpos de frutificação elaborados, os basidiocarpos/basidiomas.