Causas ambientais e migrações atuais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Ciências Sociais
Causas ambientais e migrações atuais
Prof. Humberto P. F. Alves
Maria Cristina Coelho Xavier de Oliveira
Guarulhos-2013
1
[Digite texto]
1. Introdução
Os deslocamentos humanos por alterações ambientais não é um fenômeno recente na história da humanidade. Pessoas e algumas vezes, populações inteiras se mudavam porque se tornava impossível continuar vivendo no mesmo local. Entretanto, a modificação do meio ambiente caudada pelo homem a partir do século XX é tão rápida e alguns fenômenos se tornam tão intensos que embora ainda faça parte de uma longa discussão acadêmica, fica cada mais evidente e certificado por pesquisas ambientais, que as alterações dos ecossistemas causada por fatores antrópicos e mudanças climáticas têm efeitos diretos e indiretos sobre a sociedade.
Quando todos os mecanismos de adaptação e de soluções técnicas se tornam insuficientes, a única alternativa que resta é a migração, temporário ou permanente. Diante deste fato, importantes instituições científicas e organizações não governamentais, já há alguns anos, vem tentando através do resultado de pesquisas e da participação em fóruns mundiais, sugerir soluções que possam contribuir para a proteção de populações e de uma maneira geral, para a proteção das gerações atuais e futuras.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas,
IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima
(Intergovernmental Panel on Climate Change)
Órgão criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela
Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988 para estudar o problema das mudanças climáticas. Reúne 2.500 cientistas de mais de 130 países. A missão deste Painel consiste em avaliar a informação científica disponível sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e