Migração
O presente trabalho surge na cadeira de inglês leccionada na universidade pedagógica, tem como tema as migrações, que, podem ser definidas como qualquer deslocamento definitivo ou periódico de um indivíduo ou grupo de indivíduos, da sua residência habitual para outro lugar.
Neste tema, falar-se-á dos tipos de migração, causas e consequências de cada tipo e, por fim, da sua classificação e importância.
Concernente às causas, é importante frisar que muitos indivíduos imigram para assegurar outras paragens e melhor nível da vida, onde os salários são mais elevados, condições de vida menos penosas, assistência social mais eficaz, enfim, onde possam ir encontrar uma vida mais agradável.
Os movimentos migratórios geram muitas consequências tanto no local de saída, bem como no local de chegada.
As migrações têm uma importância considerável na evolução da população no geral na medida em que influenciam directo ou indirectamente a dinâmica da população ao intervirem na natalidade, mortalidade, fecundidade, fertilidade entre outros aspectos.
Objectivos
Geral:
• Compreender os movimentos migratórios.
Específicos
• Conceituar migrações;
• Identificar os tipos de migrações;
• Caracterizar e classificar as migrações;
• Enumerar as causas e consequências das migrações.
Metodologia
Para a elaboração do presente trabalho, recorreu-se, numa primeira fase, ao método de observação indirecta, que consistiu nas consultas bibliográficas, em seguida usou se o método analítico-comparativo, que consistiu na análise e comparação da informação obtida nas diversas obras e, por fim, seguiu-se à compilação da informação selecionada.
Migração
Migração é qualquer deslocamento definitivo ou periódico de um individuo ou grupo de indivíduos, da sua residência habitual para outro lugar.
De acordo com NAKATA e COELHO