Caudilhismo
Caudilho
O caudilho é o líder de um grupo humano que exerce o seu poder de maneira autoritária, e as relações pessoais do líder com seus adeptos é estreita e emocional. Em geral, tem origens entre representantes das elites tradicionais, como fazendeiros e militares. É comum entre os caudilhos a tendência a se perpetuar no poder, seja por consecutivas reeleições ou por mandato vitalício. Seu carisma, embora nem sempre transferível em caso de sua morte, pode ser estendido para parentes, como esposa e filhos (como Papa Doc e seu filho Baby Doc no Haiti e Perón e suas esposas Evita e Isabelita na Argentina). O caudilho pode exercer o poder em todo um país ou apenas numa região ou província (assemelhando-se ao coronelismo).
Fora do contexto latino-americano, houve também caudilhos na África (como Idi Amin) e na Europa (como o Almirante Horthy). O General Francisco Franco, ditador da Espanha entre 1939 e 1975, era tratado oficialmente como Caudilho.
América Latina
A ideia de caudilho surgiu na América Latina para designar líderes conservadores que assumiam o poder por meio de golpes de Estado e implantavam ditaduras personalistas. Em muitos casos, eram militares ou grandes proprietários de terras. O surgimento de caudilhos era favorecido pela própria estrutura social das ex-colônias espanholas e