CATODO
Filamento ele emite elétrons quando uma corrente elétrica o percorre, que é chamada de emissão termo iônica ao serem acelerados na direção do anódio devido a sua diferença potencial aplicado entre o catódio e o anódio existem uma tendência de dispensão destes elétrons porque possuem a mesma carga.
Para evitar este efeito o filamento do catódio o mesmo é envolvido por uma capa focalizadora negativamente fazendo com que os elétrons fiquem agrupados em um feixe.
O anódio é pólo positivo do tubo de raio-X onde colocam os elétrons emitidos pelo catódio, que por sua vez é um bom condutor elétrico.
O anódio tem como propósito ser um bom condutor térmico para dispensar o meio externo o calor gerado através dos choques dos elétrons em sua superfície, molibdênio e o tungstênio são os materiais mais usados na construção dos anódios nos tubo de raio –X por possuírem energia mais adequada que por sua vez tem mais resistência a altas temperaturas.
Um disco feito de uma liga chamada tungstênio-rênio que possuem alguns milímetros de espessura e diâmetro de 70 a 200 mm fixado sobre um eixo de molibdênio ou cobre. Possui corpo de cobre com o ponto de impacto dos elétrons denominado ponto focal feito de tungstênio.
O tungstênio junto com o cobre resulta em alta condutividade térmica que dissipa bem o calor gerado na produção de raios-X
É uma área geralmente retangular, o tamanho do ponto focal esta relacionado com a resolução e com a dissipação de calor.
Quanto menor o ponto focal,melhor será a resolução . Por outro lado,quanto maior for sua, área,mais facilmente dissipara o calor .