sociedade da Informação
O que é e Por que precisamos fazer parte dela?
Introdução
Você sabe o que significa fazer parte da Sociedade da Informação? Se sua resposta for positiva, ótimo este já é um grande começo. Porém, se sua resposta for negativa, acabamos de identificar um problema que precisa ser resolvido rapidamente, a fim de que você recupere o tempo perdido e se torne um profissional à frente de seu tempo.
Para o mercado de trabalho de hoje e, principalmente, para o de amanhã, fazer parte da Sociedade da Informação é de suma importância. Desta forma, nosso desafio aqui é dar a você subsídios que lhe despertem o interesse pelo assunto e assim possibilitem sua entrada nesta Sociedade.
O Profissional da Era da Nova Tecnologia
Vamos fazer uma rápida retrospectiva. London e Gehringer (2001) dividiram a história em três fases: Era Industrial, Era Pós-Industrial e Era da Nova Tecnologia. Na Era Industrial, estudava-se o suficiente para o entendimento de uma única atividade, ou seja, quem ia para uma empresa privada não se preocupava em entender como o Estado funcionava e vice-versa. Na Era Pós-Industrial, viu-se o início da mescla das várias lógicas organizacionais, onde o profissional deveria estudar um pouco além de sua atividade, isto é, somente o suficiente sobre o funcionamento de outros setores. Atualmente, no que convencionamos chamar de Era da Nova Tecnologia, estamos presenciando a queda dos limites entre setores e barreiras físicas. Em conseqüência, ocorreu uma expansão da base do aprendizado das profissões em geral. Surge, então, um novo profissional o qual deverá unir em uma só algumas profissões que até bem pouco tempo eram isoladas.
Atualmente, ser especialista em um determinado assunto não é mais critério decisivo na contratação de pessoal. Existe uma grande e crescente demanda por profissionais em dia com as principais tendências tecnológicas, com as principais áreas de conhecimento que fazem interfaces com sua formação acadêmica