Informação e Sociedade
Pós-Graduação de Ciência da Informação – Arquivística
Unidade Curricular: Informação e Sociedade (2010/2011)
A prova de avaliação sumativa individual da unidade curricular Informação e Sociedade da Pós-Graduação de Ciência da Informação, variante Arquivística, tem como objecto o acesso à Informação na e da Internet (a ser) providenciado pela Biblioteca Pública com base no material-objecto MANIFESTO IFLA SOBRE A INTERNET, tendo por referência o tempo e o espaço dos conceitos operatórios situação educacional e situação educativa.
A matéria-objecto em estudo está alicerçada em conceitos que importam clarificar, nomeadamente: Biblioteca e Serviços de Informação e Internet.
No que concerne ao conceito de Biblioteca e Serviços de Informação a IFLA considera-as instituições participativas, mediadoras de informação, capazes de estabelecer ligações entre os sujeitos que procuram informação e as redes globais de informação, constituindo-se por si só espaço e tempo de situações educacionais e educativas.
O conceito de Internet presente no material-objecto, acessível aos decisores de estratégias políticas a nível local, nacional e internacional e aos agentes que são mediadores de informação, isto é a Internet é uma rede interligada por gateway de computador que permite a partilha e a pesquisa de informação a nível mundial através de um browser. Esta informação pode ser disponibilizada por pessoas individuais ou colectivas, podendo ser correcta ou não na sua forma científica, por isso a informação que encontramos nesta grande rede mundial de informação nem sempre é aceitável em termos qualitativos, no entanto a “capacidade da Internet interconectar o mundo inteiro possibilita a todos o direito de usufruir desse recurso”, constituindo-se um recurso de todos e para todos.
Ambos os conceitos, o de Serviço de Informação (sejam eles um sistema de informação aberto, semi-aberto ou fechado) e a Internet remetem-nos para as