trabalhos
Professores dão dicas sobre como praticar para a redação do Enem
Nas semanas que faltam até as provas, é hora de reforçar a produção textual, mas sem descuidar da leitura e reflexão com posicionamento por Guilherme Justino
16/10/2014 | 06h01
Professores dão dicas sobre como praticar para a redação do Enem Edu/Arte ZH
Foto: Edu / Arte ZH
Sem alternativas corretas nem matrizes de referência, a redação destoa de todas as demais provas – e, no caso do Enem, vem imiscuída entre Matemática e Linguagens e Códigos. Diferentemente das questões objetivas, na produção de um texto não há exercícios a fazer ou conteúdos a estudar: para praticar, só mesmo escrevendo – e lendo – muito, e com qualidade.
Estudantes explicam como fazer uma boa redação no Enem
Vem, Enem: acesse a série de reportagens preparatórias para o exame
Colocar as ideias no papel exige, antes de tudo, que se pense de maneira crítica sobre temas relevantes para a vida em sociedade. A leitura dos textos motivadores contribui para a compreensão do que é solicitado, mas dificilmente basta: é preciso conhecer ao menos os principais aspectos do problema de antemão – e ter refletido a respeito certamente ajuda.
:: Leia as últimas notícias sobre vestibular e Enem
Ainda que a proposta exata seja sempre um mistério, os aspectos gerais do que é cobrado não guardam qualquer segredo: os alunos precisam se posicionar sobre questões sociais importantes, que podem afetar diretamente suas vidas. Foi assim em 2013, com o questionamento sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil; foi assim no ano anterior, com o movimento imigratório para o Brasil no século 21 como temática.
– O grande objetivo da redação é fazer com que milhões de jovens reflitam sobre um problema nacional. O desafio está em eles encaminharem um texto coerente, curto, demonstrando que pensaram na questão: não de forma utópica, mas entendendo aquilo como um problema para eles também – define Luísa Canella,