A sociedade da informação.
Pelo ponto de vista de Jorge, pude observar o quão esta avançada a sociedade da informação nos países industrializados e nos países menos industrializados.
A informação é sua matéria-prima e pode atuar sobre a informação do passado. Utiliza-se a informação para agir sobre as tecnologias.
A informação e a atividade humana todas tendem a serem afetadas pela tecnologia.
A tecnologia tem alta capacidade de reconfiguração em diversas áreas que tornan-se interligadas .
A sociedade da informação e vista como uma etapa de desenvolvimentos que provocaram mudanças, como a restruturação do capitalismo. E a difusão de novas tecnologias da informação estão interagindo com forças sociais gerando um processo de transformação social. Entre países e grupos sociais ricos e pobres as desigualdades de renda e desenvolvimento industrial entre os povos e grupos da sociedade estão longe de interagir-se no novo paradigma, os desafios éticos somente a ação social poderá superar e não será resolvido pelo avanço tecnológico.
Deve-se destacar expectativas positivas sobre a sociedade da informação, Subistituição de insumos baratos de energia por informação representa uma saída para a questão estrutural da degradação do meio ambiente e da suporte para preparar a sociedade para enfrentar e tomar partido pelas tranformações técnico-economicas.
A tecnologia permite resultados da criatividade. A flexibilidade que incorpora a ideia de “aprendizagem” tem maior disponibilidade para a incorporação da mudança que passa a ser empregada em vários níveis. A flexibilidade adaptação de trabalhadores e consumidores, produtores e usuários aperfeiçoamento intelectual e técnico como requisito da sociedade da informação. Os avanços da telemática e da microeletrônica prometem colocar facilidades nunca imganidas de bem estar social,lazer e acesso rápido, ilimitado e eficiente, ao rico acervo do conhecimento humano. A função da tecnologia dos comuputadores e substituir e