Portugues
1
c) No sentido de cognominar, denominar admite as seguintes construções: - objeto direto + predicativo do objeto (constrói-se com ou sem a preposição de). - objeto indireto (com a preposição a) + predicativo do objeto (constrói-se com ou sem a preposição de). Exemplos: Chamam Pedro de covarde. Chamam Pedro covarde. Chamam a Pedro de covarde. Chamam a Pedro covarde.
3.5.4– CHEGAR / IR: Regem a preposição a antes do adjunto adverbial de lugar para. Exemplos: Chegamos ao local. Fomos ao local.
3.5.5– CUSTAR: a) No sentido de ser custoso, ser difícil tem sempre como sujeito o nome referente à coisa e é transitivo indireto (rege a preposição a). Exemplo: Custou-lhe muito entender isso. b) No sentido de acarretar é transitivo direto e indireto. Exemplo: A pesquisa custou sacrifício a todos.
2
AULA 36 3.5 Regência Verbal - Continuação
3.5.6– ESQUECER / LEMBRAR: a) Não pronominal = T.D. Exemplo: Esqueci o cartão. b) Pronominal = T.I. (rege a preposição de). Exemplo: Esqueci-me do cartão. c) Pode-se colocar o nome referente à coisa como sujeito e o verbo ganha o sentido de cair no