CATETER VENOSO CENTRAL SEMI-IMPLANTÁVEL
DEFINIÇÃO
São tubos flexíveis radiopacos, feitos de silicone, poliuretano ou de teflon. Seus modelos, apresentações, comprimentos, bem como algum dispositivo adicional, tipo válvula bidirecional em sua ponta proximal ou distal e diferenciação das vias por códigos de cores, variam de acordo com a empresa fabricante. As marcas mais conhecidas são Hickman®, Broviac® e Permcath®.
Apresentam-se de única, dupla e tripla vias, independentes entre si, de comprimentos e calibres variados. Em sua maior parte possuem duplo lúmen, um mais calibroso (via large - amarela ou vermelha) e outro menos calibroso (via small - azul ou branca), cada um com funções específicas. É utilizado para promover acesso venoso para quimioterapia, administração de nutrição parenteral prolongada (NPP), coleta de sangue e monitorização da pressão venosa central. Para a coleta de sangue ou infusão de hemoderivados, é sempre utilizada a via mais calibrosa, a não ser em caso de coleta de hemoculturas, quando se colhe uma amostra de sangue das duas vias. Podem permanecer implantados por 1 a 2 anos.
Como exemplo, no INCA (Instituto Nacional de Câncer), são padronizados, apenas, os CVC-SI de uma e de duas vias. Para diferenciá-los, utilizam-se as siglas CVC-SI-1L (uma luz) e CVC-SI-2L (duas luzes).
INDICAÇÕES
São indicados para pacientes de transplante de medula óssea, devido à facilidade para infusão de grandes volumes, dado o seu grande calibre. E também para pacientes de Pediatria e Hematologia, pois, ao dispensar o uso de agulhas, se torna menos traumático para crianças, além de diminuir o risco de sangramentos.
CONTRA-INDICAÇÕES
Esse tipo de dispositivo é contra-indicado nos casos de pacientes que não possuem condições de comparecer para fazer manutenção num prazo máximo de sete dias, para que não ocorra obstrução, ou com baixa condição de higiene, aumentando o potencial de infecção, uma vez que há uma parte do