Manipula o e cuidados com Cateter Venoso Central
E CUIDADOS COM
CATETER
VENOSO
CENTRAL
Renata Vieira Santos Camargo
Turma 2.13
Senac
ÍNDICE
Introdução
Justificativa
Objetivo
Metodologia
Referências
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Os cateter venosos centrais esta cada vez mais utilizados em pacientes internados como garantia de acesso venoso de longa duração.
Este trabalho tem como objetivo a manipulação cuidado com esse tipo de cateter que se define como cateter cuja extremidade localiza-se em um grande vaso .Os grandes vasos incluem as artérias aorta e pulmonar e as veias cava superior e inferior braquicefalizas jugulares internas subclavias,iliaca externa e femoral comum, cateter femoral são portanto considerados como centrais, da mesma forma cateter centrais inseridos por vias periféricas(PICC) são considerados centrais. Em neonatos a veia e artéria umbilicais são considerados grandes vasos .
Esse trabalho também visa os cuidados antes e pós colocação de cateter e sua manutenção e manipulação e cuidados e implementação de cuidados Os cateteres intravasculares são dispositivos de grande importância no cenário da assistência à saúde. As vantagens proporcionadas pela utilização dos cateteres somam-se às complicações que podem advir de seu uso, entre elas, vale mencionar as infecções de sítio de inserção, as infecções de corrente sanguínea, as tromboflebites sépticas, as endocardites e outras infecções metastáticas
(osteomielite, abscesso cerebral, endoftalmite, etc.).
JUSTIFICATIVA
O cuidados relacionado a cateter venoso central neste projeto visa com foco e um pequeno grupo de intervenções promove o trabalho em equipe.
Como avaliação diária do sitio de inserção e seleção de curativos .
Estipulei 5 tópicos que considero essencial na manipulação e cuidado com cateter central.
OBJETIVO
Prevenir infecções em corrente sanguínea associada a cateter, através da implementação de 5 componentes de cuidados denominados cateter central.
As boas praticas de manipulação de
cateter