categoria de manejo
CATEGORIAS DE MANEJO
CURITIBA,
2014
GRUPO DE PROTEÇÃO INTEGRAL
ESTAÇÃO ECOLÓGICA
Área que tem como objetivo a preservação da naturaza e a realização de pesquisas científicas. Só é permitido o uso indireto dos recursos naturais, ou seja, apenas a utilização que não envolva consumo, coleta, dano ou destruição destes recursos. É proibida a visitação pública, exceto se com objetivo educacional, conforme defenir o Plano de Manejo ou regulamento especifico desta categora de Unidade de Conservação. A pesquisa depende de autorização prévia do Isntituto Chico Mendes e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas por ventura modificados, o manejo de espécies com finalidade de preservação da biodiversidade biológica, a coleta de componentes dos ecossistemas com finalidade científicas e a realização de pesquisas científicas.
RESERVA BIOLÓGICA
Esta categoria de Unidade de Conservação visa à preservação integral da biota e demais atributos naturais, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. A exceção fica por conta de medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e de ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilibrio natural, a diversidade biológica e seus processos ecológicos naturais. A visitação pública é proibida, com exceção da de caráter educacional, segundo o definido Plano de Manejo da unidade. A pesquisa depende de autorização prévia ao Instituto Chico Mendes e também está sujeita às condiçoes e restrições por ele estabelecidas.
PARQUE NACIONAL
Os parques nacionais são as mais populares e antiga categoria de Unidade de Conservaçãos. Seu objetivo, segundo a legislação brasileira, é preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, realização de atividades educacionais e de interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico, por meio