Uc - unidades de conservação
LEONARDO FERREIRA DE SOUZA
JOSÉ LUIZ BORGES JUNIOR
LUIS FERNANDO SIQUEIRA
LORRANE SOUZA
WILLIAM MENEZES FERRERIRA FLORES
PATOS DE MINAS
2012
EDITORIAL
O presente trabalho feito, foi baseado em trabalhos já concluídos pelo próprio governo do estado de Minas Gerais. O IEF ( Instituto Estadual de Florestas/MG) é responsável pelas UC’s (Unidades de Conservação), pelo manejo, educação ambiental, conservação e preservação da biodiversidade. O material que utilizamos para pesquisa foram alguns Boletins de divulgação cientifica da Revista MG-BIOTA, que é editada pela IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
INTRODUÇÃO
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) define duas categorias de unidades de conservação: de Proteção Integral e de Uso Sustentável.
As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo básico preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.
Em Minas, podem ser encontradas as seguintes categorias de unidades de conservação de proteção integral:
Estação Ecológica
Reserva Biológica
Parque Estadual
Monumento Natural
Refúgio de Vida Silvestre
* As Estações Ecológicas têm como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Pertencem ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. São de posse e domínio públicos.
Nelas, á proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico. A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF.
Na Estação Ecológica só podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de:
I - medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;
II - manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;
III - coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas;
IV - pesquisas científicas cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado