Unidades de conservaçao do parana
3140 palavras
13 páginas
Antes de tudo, vale lembrar que há uma grande diversidade de ambientes e ecossistemas no Paraná por causa de sua localização e características fisiográficas, e que devido à colonização e ao desenvolvimento agropecuário, as florestas e as demais formas de vegetação natural foram suprimidas e fragmentadas ao passar dos anos, tanto que de cerca de 85% da cobertura vegetal original do Estado, remanesceu poucas áreas naturais, cerca de 8%, caracterizando o Paraná como o Estado com o maior índice de desmatamento dentre as 17 Unidades da Federação estudadas pela Fundação SOS Mata Atlântica. Vale ressaltar que os remanescentes de vegetação natural ainda existentes, encontram-se, basicalmente, nas encostas íngremes da Serra do Mar e nas Unidades de Conservação existentes no Estado. A história de criação das UCs no Estado está vinculada às áreas remanescentes do processo de colonização, expansão das fronteiras agrícolas e ocupação do território paranaense, não possuindo sistematização para levar a termo a proteção dos diversos ecossistemas. Tais acontecimentos deram origem ao cenário atual, apresentado na tabela abaixo (tabela 1), e mostra uma baixa representatividade das ecorregiões em relação às UCs de Proteção Integral (CAMPOS & COSTA FILHO, 2006; IAP, 2002).
No Paraná existem 83 Unidades de Conservação na esfera estadual e federal, sendo 53 de proteção integral e 30 de uso sustentável, compondo um total de 2.873.357,48 ha de áreas protegidas, dos quais 14 UCs são federais e perfazem cerca de 1.667.616,40 ha e as 69 estaduais, 1.205.741,08 ha. Estão distribuídas entre Áreas de Proteção Ambiental, Parques Estaduais, Florestas Estaduais, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Reservas Biológicas, Hortos Florestais, Reservas Florestais e Estações Ecológicas (IAP, 2007; REDE PRÓ-UC, 2011).
Divisão fitogeográfica do PR. Fonte: UFPR, 2010.
A partir da figura acima pode-se verificar a divisão fitogeográfica¹ do estado do Paraná. Nessa linha Gubert (apud HASSLER, 2005)