Economia
EDVANILDO ELOY NOVAIS
Conceitos das Políticas Monetárias
Principais Instrumentos de Políticas Externas
ITABUNA-BAHIA
2013
EDVANILDO ELOY NOVAIS
Conceitos das Políticas Monetárias
Principais Instrumentos de Políticas Externas
Estudo dirigido, apresentado à Profª Angélica, como requisito parcial à obtenção de crédito na disciplina de Economia, do Curso de Ciências Contábeis, 2º Semestre, noturno.
ITABUNA-BAHIA 2013
POLITICAS MONETÁRIA
EMISSÃO DE MOEDA
O Banco Central do Brasil é um órgão público, criado no ano de 1964, exatamente em 31 de Dezembro, por meio da Lei de número 4.595. É designado pela população como BC, BCB ou BACEN. Possui autarquia federal e faz parte do Sistema Financeiro Nacional (Ministério da Fazenda do Brasil). É a principal entidade monetária do Conselho Monetário Nacional, o CMN, título recebido do Tesouro Nacional, Banco do Brasil e Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC).
Antes de sua institucionalização, as funções hoje cumpridas pelo Banco Central eram de competência da Superintendência da Moeda e do Crédito (criada em 1945), cuja finalidade era basicamente controlar a entrada e saída de dinheiro e organizar as transações para a criação de um órgão que centralizasse tudo, o Banco Central. Tinha como principais responsabilidades, a fixação de percentuais e reservas de crédito a bancos comerciais e taxas de liquidez, sem contar os juros sobre transações bancárias. Supervisionava e monitorava as atividades dos bancos e orientava a chamada política cambial. O Banco do Brasil também funcionava como um órgão do governo, cujas operações eram o controle das transações no exterior, recebimento de depósito de bancos comerciais e operações de câmbio do Tesouro Nacional. A emissão do papel-moeda (Real) era de responsabilidade do Tesouro Nacional.
Com a sua criação, o Banco Central absorveu todas as funções outrora dos órgãos citados e se tornou o Banco dos Bancos.