Ovinocultura de corte
A espécie ovina foi a primeira a ser domesticada e acompanhar o homem, desde os primórdios da civilização. A ovinocultura está presente historia da humanidade como sendo a atividade que proporciona a maior fonte de alternativa para subsistência, pois, fornece a lã e pele vestuário; carne e leite para a alimentação (FERNANDES, 1989).
A ovinocultura de corte apresenta-se como uma boa opção aos pecuaristas em função dos altos preços alcançados, como também pelo crescente aumento na demanda da carne ovina, mais especificamente pela carne de cordeiro. Na região Sudeste do Brasil tem-se tornado usual a utilização de matrizes comuns, sem raça definida, ou ainda de animais deslanados, notadamente da raça Santa Inês, mantidas em pastagens. No Brasil cada ano que passa a carne está mostrando seus valores e sabor, vários países do mundo já se renderam, há muito tempo, a essa iguaria. Muitos países são tão apegados à carne de cordeiro que o tema já faz parte da cultura popular.
.
2. Característica do sistema de produção
Localizada no Vale São Patrício, zona rural, GO 154, setor de ovinocultura do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, um pequeno sistema com objetivo ensinar os alunos um pouco como funciona o sistema de ovinocultura e para alimentação dos demais indivíduos, o sistema semi-intensivo, 200 animais ao total, desde recém nascidos às ovelhas, adicionando os reprodutores e todos os animais são da raça Santa Inês. O galpão onde se localiza os currais, o tronco de manejo, deposito de ração que se localiza o armazenamento dos medicamentos dos animais. As instalações foram reutilizadas pelo um antigo galpão da Avicultura, que este localizado próximo do setor. As instalações estão em fase de melhoramento pelo Professor Marcelo Marcondes Godoy, responsável pelo setor e o funcionário que trabalha ao manejo dos animais Sr. Willian, funcionário terceirizados da Empresa Nutri e Limp.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As atividades de realizadas no setor