Gargalos na Ovinocultura
Estudo de Prospecção Tecnológica:
Os Gargalos Tecnológicos na Cadeia da Ovinocultura de Corte no Brasil
Objetivo
Realizar exercício de desenho das cadeias produtivas e apontamentos sobre as demandas tecnológicas a serem prospectadas.
Questões
1. Defina o caso que o grupo vai explorar: O destaque da ovinocultura de corte no cenário nacional é crescente nos últimos anos, especialmente devido ao potencial do mercado e crescimento da produção de carne ovina no país. O Brasil ainda não tem produção suficiente para atender a demanda interna, e continua dependendo da importação, principalmente dos países do Mercosul, importando mais de 50% da carne consumida (MAPA, 2010). Se há diversos fatores que favorecem o desenvolvimento da ovinocultura – como a atratividade econômica da atividade, a procura pela carne, como o aumento da demanda por alimentos saudáveis (SIMPLÍCIO, 2001)-, há também outros fatores limitantes que dificultam a estruturação da cadeia produtiva e o país não consegue atender a demanda interna existente. Assim, surgiu nosso interesse em estudar a cadeia da ovinocultura de corte no Brasil, buscando compreender quais são os gargalos tecnológicos existentes, que dificultam/entravam o desenvolvimento dessa cadeia produtiva e o aumento da produção de carne de ovinos.
2. Elabore a cadeia produtiva do caso que o grupo vai explorar no estudo de prospecção:
Fonte: http://www.sober.org.br/palestra/9/673.pdf
3. Aponte os i) gargalos tecnológicos e ii) as demandas por inovação desta cadeia.
Alguns dos gargalos tecnológicos identificados ao longo da cadeia produtiva da ovinocultura de corte, são:
1. Falta de padronização da qualidade da carcaça e do produto final (carne ovina).
Demanda por inovação: necessidade de padronização da qualidade, de melhorias de produtividade, ou seja, necessidade de técnicas avançadas de melhoramento genético, necessidade de