MATRIZ EMPREENDEDORA DE TIMMONS
498 palavras
2 páginas
Universidade Kimpa VitaEscola Superior Politécnica do Kwanza Norte
Ndalatando
Departamento Informático
Tema: MATRIZ
EMPREENDEDORA DE
TIMMONS
Trabalho orientado pelo Prof.
Dr. Manuel Augusto
Ndalatando, Ano académico 2014
Universidade Kimpa Vita
Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte
Ndalatando
Departamento Informático
Cadeira de Empreendidorismo e Inovação
Gabilson Manuel António
Turma: A
Períudo: Diurno
IV Ano
Introdução
Ao criarmos e/ou construir algo de valor a partir de praticamente nada, estamos a Empreender... toda via, é a destreza para perceber uma oportunidade onde outros vêem caos, contradição e confusão.
É a habilidade de construir uma equipe que complemente suas próprias habilidades e talentos. É o conhecimento para achar, tomar posições e controlar recursos. Finalmente, é a disposição para assumir riscos calculados, pessoais e financeiros, e então, fazer todo o possível para que as possibilidades fiquem a seu favor. (TIMMONS, 1989).
Matriz Empreendedora de Timmons
Timmons (1989) considera que o empreendedor trabalha duro, guiado por intenso compromisso e perseverança; ele nasce e é guiado por um forte desejo interno de competir para superar e vencer, de se superar contra padrões impostos e de prosseguir para alcançar objetivos desafiadores. Além disso, a necessidade de competir do empreendedor refere-se também à superação de seus próprios resultados anteriores, mais do que simplesmente superar outra pessoa (TIMMONS, 1989). O empreendedor utiliza o fracasso como um instrumento para o aprendizado, prefere ser efetivo a perfeito, e responde aos contratempos. Timmons (1989) também ressalta que o empreendedor foca na oportunidade mais do que em recursos, estrutura ou estratégia. A oportunidade é que guia seus atos e ele considera o dinheiro como uma ferramenta e um meio para alcançar os resultados almejados (TIMMONS, 1989). Ser empreendedor significa gostar de tomar a iniciativa para