CPC 09
A entidade deve elaborar a DVA e apresenta-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social, devendo proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade, e a forma que elas foram distribuídas dentro de um determinado período.
1. Características das informações da DVA
A DVA está fundamentada em conceito macroeconômico e busca apresentar parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB), eliminado os valores que representa dupla – contagem. Existem diferenças temporais entre o modelo contábil e o econômico. A Ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, ou seja, baseia-se no regime contábil de competência.
2. Formação de Riqueza
Riquezas Criadas pela Entidade
A DVA, em sua 1º parcela deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela entidade, são apresentadas da seguinte forma:
• Receita
- Venda de Mercadoria, Produtos e Serviços (inclui os valores dos tributos s/essas receitas Ex. Pis, Cofins, ICMS, IPI);
- Outras Receitas (inclui os tributos incidentes sobre essas receitas);
- Provisão para créditos de liquidação duvidosa (Constituição/Reversão);
• Insumos Adquiridos
- Custos dos Produtos vendidos, mercadorias vendidas e Serviços Prestados;
- Materiais, energia, serviços de