fenomenos ondulatórios
Fenômenos da ondulatória
Interferência, difração e polarização das ondas.
José Ricardo vasconcelos cursino
2° ano do ensino médio
Sumário
Introdução 2
Interferência 3
Interferência construtiva 3
Interferência destrutiva 3
Interferência mista 3
Difração 3
Polarização 4
Aplicações 5
Aplicações da propriedade de interferência 5
Aplicações da propriedade de difração 5
Aplicações da propriedade de polarização 5
Imagens 6
Bibliografia 9
Introdução
O trabalho em questão aborda e enfatiza a definição de alguns dos fenômenos ondulatórios: a interferência, a difração e a polarização das ondas.
Abordando cada assunto de forma breve apresentando algumas aplicações praticas de cada fenômeno e exibindo imagens.
Obtido a partir da comparação de sites e pesquisas em livros. As imagens foram obtidas através do Google® imagens, colocando assim o tema do respectivo tema.
Ao fazer o trabalho o aluno percebeu que por mais que não percebamos esses fenômenos são muito presentes em nosso dia a dia, e por esse e outros motivos se é importante estudá-los.
Interferência
Basicamente é o encontro de duas ondas que se movimentam em sentidos opostos, porem com a mesma amplitude e comprimento de onda (λ), se movimentando com velocidades v e (-v). (imagem 1)
Assim a capacidade de transportar energia das ondas é somada na hora em que as mesmas se colidirem. Existem dois tipos de interferência a construtivas, a destrutiva e a mista. (imagem 2)
Interferência construtiva é aquela em que duas ondas de mesma amplitude porem de sentido opostos. Assim quando as cristas das respectivas ondas se chocam gerando assim uma nova crista com a amplitude maior. (imagem 3)
Interferência destrutiva
Ocorre quando a crista de uma onda colide e preenche o ventre da onda oposta gerando assim um cancelamento da onda, ou seja, a soma das suas amplitudes é igual