FENOMENOS ONDULATORIOS

827 palavras 4 páginas
FENOMENOS ONDULATORIOS:
*Ressonância : Qualquer sistema possui ao menos uma frequência natural de oscilação ou vibração. Se pensarmos em sistemas mais complexos, como por exemplo, um carro, uma ponte ou uma corda de violão veremos que eles apresentam muitas frequências naturais de vibração. Caso seja dada energia a um sistema em uma de suas frequências naturais de vibração, ele irá oscilar, fazendo-o com amplitude cada vez maior.
Portanto dizemos que o sistema entrou em ressonância com um agente oscilador, ou seja, ele recebeu a energia transferida, sendo assim entregue em uma de suas frequências naturais de oscilação. Logo: A ressonância é considerada um fenômeno onde um sistema recebe energia periodicamente, em uma de suas frequências naturais de vibração. Um exemplo de ressonância elétrica é a sintonização de um aparelho de rádio, pois ao girar o sintonizador a frequência de uma corrente alternada no receptor fica igual à das ondas que foram emitidas pela estação que desejamos colocar.
*Difração: é um fenômeno onde uma onda bidimensional ou tridimensional em meios homogêneos e isótropos atinge as regiões posteriores a barreiras ou fendas que a partir do Principio da Propagação Retilínea, deveriam ser de “sombra”, ou seja, desprovidas da propagação ondulatória. Existem outras ondas que também sofrem difração, que são as ondas de TV e de rádio AM e FM, que contornam prédios, árvores e montanhas ao longo de sua propagação, sendo assim captadas pelos aparelhos receptores. A difração pode ocorrer também com ondas eletromagnéticas ou mecânicas. É provado que quanto mais compatível, ou seja, quanto menor ou igual for à dimensão d do obstáculo comparando-o com o comprimento da onda mais intensa será a difração. As ondas de comprimento de onda maior sofrem difração em condições iguais, sendo assim mais intensamente do que as ondas que são da mesma natureza, mas de comprimento de onda menor. Assim percebemos que: As ondas longas de rádio difratam-se mais do que as

Relacionados

  • ggdgd
    9158 palavras | 37 páginas
  • Conciência
    124842 palavras | 500 páginas