Projeto De Pesquisa
A deficiência da saúde pública no Brasil
1.1 Apresentação da proposta A saúde é um dos problemas mais graves enfrentados atualmente. Hospitais lotados, falta de leitos e de profissionais da área de saúde para atender os doentes, um retrato atual da situação da saúde pública no Brasil, comprovada através de estudo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O aumento do número de profissionais, bem como a interiorização da medicina no Brasil é um grande desafio, em quase todos os hospitais públicos do Brasil, pacientes têm dificuldade para conseguir atendimento, principalmente para os procedimentos em situações mais complexas.
2.Justificativa A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos. Conhecer o funcionamento da saúde pública no Brasil é de total relevância, desta formas pode-se verificar a grandeza das desigualdades sociais, a falta do saneamento básico, a precaridade do sistema único de Saúde (SUS), o despreparo de alguns profissionais, e o impacto que tais mazelas trazem para a população.
3. Objetivos
3.1-Objetivo Geral
A melhoria da saúde pública é um grande desafio que o nosso país precisa vencer para garantir saúde de qualidade a população. Os gastos com a mesma tendo sido gigantesco, porém ainda existe a carência de recursos médicos. Não basta ampliar os investimentos é preciso reverter a má distribuição dos recursos e melhorar a infraestrutura.
3.2-Objetivo Específico Em nosso estado embora tenham sido construídos hospitais, Upas e policlínicas, não teve investimento em recursos humanos, ou em quem proporciona saúde. Não se investiu em melhores salários, melhores equipamentos, capacitação de pessoas, sendo tudo isso aspectos essenciais para que se possa oferecer atendimento de boa qualidade a nossa população.
4. Público alvo O objetivo do projeto beneficiará a população menos favorecidas,