Catedral de saint paul
A coleção de desenhos da catedral do escritório Wren é inigualável como um registro do projeto e da construção de um grande edifício por um arquiteto no início da era moderna. Composta de 217 desenhos de St Paul’s entre 1673 e 1752 (nove outros, catalogados na seção final, não têm qualquer relação com o edifício), a coleção foi originalmente parte de um acervo muito maior. Isto incluiu 67 desenhos agora na Coleção Wren no All Souls College, em Oxford, e uma única planta no Museu Sir John Soane, em Londres. Todo o acervo é apenas uma fração do que deve ter existido originalmente, pois contém poquíssimos projetos executados e apenas um perfil de tamanho completo para construção, apesar de centenas - se não milhares - de desenhos devem ter sido feitas.
Projetos para o “grande modelo” - 1673
Seu “grande modelo” não realizado, agora na sala de troféus da catedral, levou cerca de 10 meses para ser projetado (O “grande modelo”, 1673-1674, na sala de troféus) de dezembro de 1672 a setembro de 1673, e mais de um ano, para ser construído e decorado.
Wren desenvolveu o “grande modelo” a partir de uma proposta conhecida como a cruz grega, um projeto no All Souls College, em Oxford, para uma catedral monumental, planejada centralmente em novas bases.
O esquema de cruz grega tem um coro circular em um dos quatro braços iguais em torno de um cruzamento de cúpula. Cada fachada tem um pórtico de seis colunas independentes estabelecidos perto da parede.
Foi provavelmente este esquema que o rei Charles II aprovou em 16 de dezembro de 1672 como base para a construção de um modelo de madeira tão grande que um homem pode ficar dentro dele, e que seja bom para considerar todas as proporções do mesmo tanto fora quanto dentro dele.
Nenhum documento contemporâneo registra a rejeição do “grande modelo”. Não surpreendentemente, o rei Charles II