Catalisadores Automotivos
Química – 3EM Turma A - Carla
“Escola Estadual Professor Coriolano Monteiro”
Tópicos de pesquisa
Quais são os catalisadores mais utilizados em automóveis;
Sobre os catalisadores automotivos pesquise:
Qual a sua função;
Do que é feito;
Como é construído;
Como funciona;
Reações Químicas em que ele participa;
Itens que prejudicam o funcionamento e a vida útil do catalisador
Conteúdo
Introdução
Neste trabalho estaremos relatando sobre a utilidade do catalizador, como a função e a sua constiuição e entre outros.
Quais são os catalisadores mais utilizados em automóveisCatalisadores AutomotivosQual sua funçãoSua função é de extrema inportancia para o meio ambiente, pois o catalisador transforma os gases nocivos da queima de combustão(monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio).
É parte do sistema de escapamento e é uma peça obrigatória por lei.
O catalisador foi criado para trabalhar junto com o sistema de combustível dos automóveis, se funcionar direito são capazes de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos.
Do que é feito
O verbo catalisar significa estimular ou acelerar uma reação. É exatamente o que faz esse dispositivo antipoluente acoplado ao escapamento dos carros, ao finalizar a combustão que não aconteceu por completo no motor. Ao passarem pelo catalisador, os gases emitidos pela queima da gasolina – os venenosos monóxido de carbono (CO), hidrocarboneto (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) – são filtrados por uma estrutura em forma de colmeia. “Ela é composta de duas substâncias químicas (paládio e molibdênio) que reagem com esses gases, convertendo-os em vapor de água e outros gases não tóxicos, como o gás carbônico (CO2) e o nitrogênio (N2)”, afirma o engenheiro Guenther Carlos Krieger Filho, da Escola Politécnica da Universidade de