Aplica es de cat lise 1
ENGENHARIA QUÍMICA
FUNDAMENTOS DA CATÁLISE
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA
CARLOS AUGUSTO BECKER
TAINARA STRASSBURGER
Novo Hamburgo, 05 de junho de 2012.
FUNDAMENTOS DA CATÁLISE
Catálise é um fenômeno do qual participam os catalisadores. Catalisadores são substâncias químicas utilizadas para fornecer um caminho diferente à reação com um menor consumo de energia. Portanto, o catalisador aumenta a velocidade de reação, diminuindo a energia de ativação. Ele não é consumido durante a reação e também não altera as quantidades de reagentes e produtos. (1)
Algumas substâncias presentes no meio, onde ocorre a catálise, podem diminuir ou eliminar a ação do catalisador na reação. Estas substâncias, chamadas de veneno de catalisador, aumentam a energia de ativação do sistema e diminuem a velocidade da reação, bloqueando uma ou mais etapas elementares da reação catalítica. (1)
O mecanismo de reação provocada pelo catalisador é chamado de ciclo catalítico. É uma sequência de reações, onde primeiramente ocorre a coordenação dos reagentes ao catalisador e posteriormente a formação dos produtos com a regeneração do catalisador, após o ciclo. Para um catalisador ser economicamente viável, ele deve suportar um grande número de ciclos catalíticos. (1) Como exemplo de um ciclo catalítico pode-se citar o processo de Monsanto, conforme descrito na Figura 1.
A seletividade do catalisador é um fator importante na maioria das reações catalíticas, com exceção de poucas reações inorgânicas simples, onde há somente um produto termodinamicamente favorável. Um catalisador seletivo produz uma grande quantidade do produto desejado na reação com pouca geração de produtos secundários. (1) Quando o catalisador não é seletivo, surgem problemas como a separação do produto desejado a partir de outros subprodutos, descarte dos subprodutos acarretando também problemas ambientais. (2)
As aplicações industriais da catálise estão nos mais