Catalisadores automotivos - Química
Disciplina: Química
Tema: Catalisadores automotivos
São Paulo
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. O que é o catalisador? 4
2.1 Do que é feito o catalisador? Como é construído? 4
2.2 Como funcionam os catalisadores? 4
2.3 Qual a função do catalisador? 5
2.4 Transformações químicas que o catalisador participa 5
3. Conclusão 6
4. Bibliografia 7
1. Introdução:
No trabalho a seguir, será dissertado o conteúdo sobre o tema “Catalisadores automotivos”, sua função, do que é feito e como é construído, sua funcionalidade e algumas transformações químicas das quais ele participa.
O catalisador automotivo se tornou obrigatório desde 1992 e vem servindo como medida para reduzir a poluição causada pelos veículos automotores em relação à atmosfera terrestre. Desde então, sua retirada ou alteração nos carros é caracterizada como crime ambiental e cabe a esse crime uma multa que varia entre 500 e 10 mil reais.
Além disso, o catalisador tem a função de transformar gases tóxicos (CO, HC e NOx) resultantes da combustão do motor em gases menos nocivos, diminuindo assim a emissão de poluentes, além de ser também um atenuador de ruídos.
Porém muitos condutores ainda insistem em usar catalisadores adulterados, o que pode prejudicar o carro e diminuir a vida útil do motor do automóvel. É preciso lembrar também que essa “manobra” pode causar acidentes.
Veremos mais a seguir.
Boa leitura.
2. O que é o catalisador?
O catalisador é um material ou substância que atua numa reação ou processor químico alterando a velocidade nesses processos de modo positivo ou negativo. Esses por sua vez, tem uma grande demanda na indústria por participar do processo de fabricação de ácidos, hidrogenação de óleos e derivados do petróleo.
Alguns organismos vivos dependem de catalisadores complexos, denominados enzimas que têm