Catalisador automotivo e carbono
Introdução: Este trabalho visa explanar sobre utilidade dos catalisadores em nossas vidas, mais especificamente nos canos de escapes dos carros, explicando seu modo de atuação e importância. Além da ação dos catalisadores, este trabalho dissertará sobre a utilização do Carbono 14 na estimativa de datação da idade de artefatos históricos, explanando sobre a maneira como a datação é utilizada e calculada.
Utilização de catalisadores em canos de escape de carros:
A queima de gasolina nos motores dos automóveis produz em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Como a queima não é total, ou seja, a gasolina não reage inteiramente com o oxigênio; há ainda a produção de monóxido de carbono (CO); óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), provenientes da queima das impurezas presentes na gasolina, vapores de hidrocarbonetos (CxHy) que não foram queimados, compostos de chumbo, quando a gasolina possui aditivos à base desse metal (como chumbo-tetraetila) entre outros. Estes gases são liberados para a atmosfera terrestre, a partir dos canos de escape, presentes nos carros, poluindo, assim, o meio ambiente. Com exceção do dióxido de carbono e da água, todos os outros componentes são altamente nocivos à nossa saúde, além do CO2 ser um dos gases estufa e, nos últimos tempos, vem aumentando sua concentração na atmosfera, agravando o efeito estufa.
Os motores movidos a óleo Diesel emitem menos monóxido de carbono, mas bastantes óxidos de nitrogênio e enxofre, além da fuligem, que é a fumaça preta, lançada pelos ônibus e caminhões; esta fumaça é o resultado da queima parcial do óleo, liberando partículas de carbono finamente dividido na atmosfera.
Nos carros movidos a álcool produzidos no Brasil, a quantidade de NOx e de SO2 é desprezível, mas há a eliminação de aldeídos, que também constituem uma ameaça à saúde da população, porém, o carro movido a álcool é bem menos poluente