catalase na batatinha
Osmometria estuda a medição da pressão osmótica das soluções. O osmômetro é um dispositivo , onde a água passa do recipiente externo ,que tem a água pura , para dentro da campânula com solução , através de uma membrana semipermeável,e sobe pelo tudo colocado na parte superior.
Osmose é o processo pelo qual a água se move espontaneamente através de uma membrana semi-permeável ,das regiões de maior concentração de água para as de menor concentração. As diferenças na concentração de água devem-se aos solutos nela dissolvidos. A adição de um soluto à água baixa a concentração desta na solução, comparativamente à concentração da água pura, uma vez que cada molécula de soluto ocupa um espaço previamente preenchido por uma molécula de água. Deste modo, quanto maior a concentração de soluto, menor a concentração de água.
Pressão Osmótica é a pressão que se deve aplicar à solução para não deixar o solvente atravessar a membrana semipermeável. É a pressão que é preciso exercer sobre um sistema para impedir que a osmose ocorra naturalmente.
No entanto, se permitirmos que esse processo continue, chegará um dado momento em que a altura da solução mais concentrada irá exercer uma pressão sobre a membrana semipermeável, impedindo que a osmose ocorra. Assim, é possível impedir que a osmose sequer inicie por se aplicar essa mesma pressão sobre a solução mais concentrada.
A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o seu citoplasma e a célula perde água por osmose. valor da pressão osmótica depende para cada solução, sendo que quanto maior a concentração da solução, maior será a pressão osmótica. Isso mostra que a osmose é uma propriedade coligativa, pois é uma propriedade que não depende da natureza das partículas, mas somente da quantidade de