CASU STICA E METODOS TESE 2014
As amostras de astrocitomas de diferentes graus e de tecido cerebral não neoplásico foram coletados durante o procedimento cirúrgico e imediatamente congelados em nitrogênio líquido após ressecção pelo grupo de Tumores Encefálicos e Metástases da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Instituto Central do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). As amostras de tecido não neoplásico foram coletadas do lobo temporal de paciente com epilepsia durante procedimento cirúrgico realizado pelo grupo de Epilepsia. Todos os tecidos a serem utilizados no presente estudo possuem confirmação histopatológica da Divisão de Anatomia Patológica do HC-FMUSP, de acordo com a classificação da OMS, e fazem parte do banco de amostras coletadas durante o Projeto Genoma Clínico, aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq) sob o número de protocolo 830/01, com financiamento da FAPESP e do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.
O presente estudo encontra-se inserido no Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nº 04/12133-6: “Procura de marcadores moleculares relacionados ao diagnóstico e prognóstico de tumores do sistema nervoso central”, aprovado pela CAPPesq (Protocolo de Pesquisa 681/05). Os consentimentos pós-informados foram obtidos de todos os pacientes com tumor e epilepsia ou seus responsáveis legais e têm sido acompanhados clinicamente com protocolos padronizados para radioterapia e quimioterapia, bem como para análise da evolução por neuroimagem.
A casuística deste projeto consiste atualmente de: 22 tecidos controles não neoplásicos, 23 astrocitomas pilocíticos (grau I), 26 astrocitomas de baixo grau (grau II), 18 astrocitomas anaplásicos (grau III) e 86 glioblastomas (grau IV).
3.2. Linhagem Celular
As linhagens comerciais estabelecidas de