caspa
Equipe Editorial:
Dra. Luciene Alves Moreira Marques e Farm. Milena Carla Espósito
Acadêmicas: Karla Honorato Negri, Bruna Soares da Silveira e
Amanda Batista Ribeiro
Prevenção e Tratamento da Caspa
O couro cabeludo é formado de pele, que descama devido à perda de células mortas e à chegada de células vivas. A descamação fininha é normal, mas, quando a pessoa perde pedaços de pele, os floquinhos mais brancos, trata-se de uma inflamação chamada dermatite seborreica, o nome técnico da caspa.
A caspa pode aparecer por fatores que incluem o clima seco do outono/inverno e o stress, porque o estímulo nervoso faz as células se dividirem mais rapidamente. Na mulher, a descamação também pode ser causada por alterações nos hormônios sexuais e nas glândulas suprarrenal e tireoide. Outro problema: a caspa atrai fungos, cuja proliferação causa ainda mais irritação no local. Em situações extremas, a dermatite surge em sobrancelhas, maçã do rosto e entre os seios.
Como cuidar
Não há cura definitiva, mas a caspa pode ser controlada. A primeira providência é comprar um xampu com ação anticaspa. Esses produtos funcionam (mesmo!) porque têm em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular.
A Farmácia Universitária disponibiliza quatro produtos eficazes no controle da caspa:
•
shampoo à base de piritionato de zinco,
•
shampoo à base de sulfeto de selênio ,
•
shampoo à base de cetoconazol e
•
shampoo à base de óleo de melaleuca.
Só há uma forma de saber qual funciona melhor para você: experimentando. Estes produtos condicionam, hidratam e não ressecam o cabelo como alguns anticaspas.
Piritionato de zinco
É altamente indicado por médicos para tratamento da caspa, dermatite seborréica, controle de oleosidade, por possuir propriedades fungicidas e anti-sépticas. Sua formulação especialmente desenvolvida com finalidade de proporcionar menor ressecamento dos fios trazendo o