CASPA
Classificação: Patologia mais comum no couro cabeludo, também conhecida como pitiríase simples, nada mais é do que a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo.
O fator desencadeante da caspa ainda não foi comprovado decididamente, mas já sabemos que transpiração, oleosidade excessiva, falta de higiene do couro cabeludo, dieta alimentar inadequada e stress são alguns dos fortes aliados na propagação de bactérias e fungos do tipo Ptyroporum ovale, um microorganismo característico nas pessoas acometidas pelo problema.
A caspa não é contagiosa, também pode surgir em crianças recém-nascidas, manifestando-se com uma crosta Láctea que formam várias outras e, bastante aderentes, devido ao androgênio materno ainda presente.
Quando o problema de caspa se intensifica, surge então a dermatite seborréica, mais conhecida como seborréia e que deixa a região atingida com inflamações e lesões avermelhadas.
Sintomas: descamação superficial do couro cabeludo formando pequenas partículas que se grudam nos fios do cabelo ou caem na roupa.
Seborréia (dermatite seborréica)
Classificação: Popularmente conhecida como seborréia, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar.
Existem dois tipos de dermatite seborréica:
A dermatite seborréica infantil, que é encontrada em recém-nascidos e lactentes,
A dermatite seborréica do adulto que se encontra nos adultos de meia idade.
Como possíveis causas e fatores agravantes podemos citar:
Couro cabeludo oleoso, com descamação aderidas à pele, resultante do excesso de produção das glândulas sebáceas;
Fungo Pityrosporum ovale que vive naturalmente no couro cabeludo e que, quando produzido em grande quantidade, provoca irritação e descamação;
Os distúrbios hormonais ou glandulares;
Permanentes, alisamentos ou colorações capilares em excesso;
Utilização de produtos