Patologia do Couro Cabeludo
Caspa
patologia mais comum do couro cabeludo, também conhecida como pitiríase simples, nada mais é do que a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo..
O fator desencadeante da caspa ainda não foi comprovado decididamente, mas já sabemos que transpiração, oleosidade excessiva, falta de higiene do couro cabeludo, dieta alimentar inadequada e stress (tensão nervosa) são alguns dos fortes aliados na propagação de bactérias e fungos do tipo Ptyroporum ovale, um microorganismo característico nas pessoas acometidas pelo problema.É importante ressaltar que a caspa não é contagiosa, como algumas pessoas acreditam, e também pode surgir em crianças recém-nascidas, manifestando-se com uma crosta Láctea que formam várias outras e, bastante aderentes, devido ao androgênio materno ainda presente.uando o problema de caspa se intensifica, surge então a dermatite seborréica, mais conhecida como seborréia e que deixa a região atingida com inflamações e lesões avermelhadas.Sintomas : descamação superficial do couro cabeludo formando pequenas particulas que se grudam nos fios do cabelo ou caem na roupa.
Causas
As causas da dermatite seborreica não são conhecidas. Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura agravam o quadro. O que causa a Caspa? Não existe uma causa decisivamente estabelecida, pode haver um ou vários fatores que levam a formação da caspa. A Seborréia pode ocorrer em ambos os sexos, ocorrendo pelo menos uma vez ao ano em 50% dos brasileiros. A caspa não é contagiosa, tem períodos de melhoras e pioras dependendo dos cuidados para controlá-la. As possíveis causas ou fatores agravantes da caspa são:
- Alimentação incorreta, sobretudo consumo excessivo de gorduras.
- Distúrbios ou alterações hormonais (podendo ocorrer um aumento na gravidez) ou glandulares, sendo uma das principais causas a excessiva produção de glândulas sebáceas (presentes no