Stefania 1
O corpo e couro cabeludo podem apresentar varias doenças,sendo que estas podem estar relacionadas do uso de alguns cosméticos. No caso de apresentarem alguma reação ao uso de produtos podemos dizer que houve uma reação alérgica.
Neste trabalho foi dado mais ênfase as alergias que os clientes podem apresentar diante do uso de qualquer produto capilar. Mas também irá esclarecer sobre outras patologias como:dermatite seborréiaca, dermatite de contato e seus tipos,psoríase,alopecias,como já foi falado alergia. Além de falar um pouco sobre cada patologia,o trabalho vai esclarecer o que se deve fazer para evitar que elas venham a aparecer.
O trabalho tem com objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares em centros de estética que causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário que possibilitou o levantamento das reações adversas,manifestação clinica e as orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética e esclarecer sobre as outras patologias que podem acometer o couro cabeludo.
Desenvolvimento
A Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja uma hipersensibilidade imunomediada a um estímulo externo específico. Alergia ocorre quando o sistema imunológico “acredita” que uma substância inofensiva seja perigosa e reage a ela com sintomas típicos. A imunoglobulina é uma proteína normalmente circulante no sangue. Quando ela identifica algum agente invasor estranho ao organismo ela reage imediatamente, fixa-se a ele e libera histamina, que é a substância que determina os sintomas alérgicos.
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica com tendência a períodos de melhora e de piora, envolve regiões de grande concentração de glândulas sebáceas como o couro cabeludo, fronte, canal auditivo externo, sulcos nasolabiais e área pré-esternal. O local mais comum é no couro cabeludo, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva,