Casos de insucesso - erp
O ERP automatiza os processos de uma empresa, com a meta de integrar as informações através da organização, eliminando interfaces complexas e caras entre sistemas não projetados para conversarem. Desta forma, todos os processos de uma organização são colocados dentro de um mesmo sistema e numa mesma base de dados, integrando todos os dados que a empresa manipula e mantém, interagindo com todas as aplicações no sistema. Desta forma não há redundâncias, inconsistências, repetições de tarefas como a entrada de dados em duas ou mais aplicações, assegurando-se a integridade das informações. Devido também a este banco de dados comum, decisões podem ser tomadas olhando se através da empresa. Antes era preciso olhar para unidades operacionais separadas e então coordenar as informações manualmente ou reconciliar dados através de inúmeras interfaces entre sistemas diversos.
Com isso pode-se perceber que, em suma, o Sistema ERP surgiu com a necessidade de otimizar o fluxo de informações nas empresas dando a elas uma modelagem da visão sistêmica dos processos. A consultoria empresarial por ter essa visão mais definida é de grande valia para implementação de um sistema de gestão em médias empresas.
CASOS DE SUCESSO - ERP
O Papel da Consultoria na Implantação de ERP’s
A implementação de um Sistema ERP numa média empresa requer um cuidadoso planejamento, com clareza de objetivos e propósitos. Um Sistema ERP não pode ser tratado como uma mera implementação de um software de prateleira, requer um envolvimento total da empresa, pois influencia mudanças no seu sistema sociotécnico. Um projeto de implementação de Sistema de Gestão Empresarial é bastante complexo. Afeta a organização como um todo, inclusive nas suas operações do dia-a-dia. Para muitas empresas talvez essa seja o maior projeto