Casos de engenheiros presos
Trabalho de direito
Casos de engenheiros Presos
1º Caso
Nome do Arguído Engenheiro Miguel Orofino.
Ele é suspeito de desviar dinheiro publico da obra Ponte Ivo Campos em Florianópolis, inaugurada em 1991, segundo a suspeita é de 27 milhões de dólares desviado.
Esta sendo processado pela lei Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).
Em 1995 chegou a ser detido e pagou 3 anos e 10 meses de reclusão de uma pena de 10 anos. Mas recebeu o Indulto em 2004. Em 2013 o STF após 22 anos de julgamento,pediu a ele e a empresa Ferraz Consultoria para devolverem a quantia de 35 milhões de reais. Recorrerão e está ate Hoje...
Conclusão : O engenheiro alega que é uma briga de Partidos políticos, que só estão tentando condená-lo, para tirar proveito, ele diz que não tem como desviar a metade do dinheiro da obra só para ele. Isso que foi um motivo muito forte em seu julgamento para seu indulto. Acredito que já encerou o caso.
2º Caso
Nome do Condenado é Guiobaldo Guimarães, ele foi condenado por agir com negligência e imprudência profissional ao assentar um bloco de concreto no muro sem obedecer às exigências básicas. O bloco caiu em cima do Wemerson Rodrigues de sete anos subiu no murro da escola e o mesmo desabou em cima dele causando a sua morte.
Foi condenado por Agirem com negligência e imprudênciaprofissional.
Juíza Camila Nina Erbetta Nascimentoda 12º Vara criminal de Goiânia e condenou a 2 anos e 8 meses de detenção em regime aberto o Guiobaldo Guimarães .
Sua pena foi Substituída por Prestação de Serviços Á comunidade.
Ele foi Negligente com a construção, e teve a infelicidade de ocorrer um erro fatal, Existem vários fatores a ser levados em seu favor, o mais forte, é fazer a obra com menor Custo.
3º Caso
O Engenheiro Murilo Domingues é acusado de erro de projeto do edifício palace2 aonde deixou 8 mortes e dezenas de famílias sem moradia.
Desabamento da construção Art 256