CASO
PROFA. DR. ANDRÉA DE PAIVA GONÇALVES / PROF. MS. CELSO MARINI
ESTUDO DE CASO
História
Foi organizada em 1967, mas o início das operações levou mais quatro anos, período em que a empresa travou batalhas legais para poder operar no Texas.
Depois de um ano e meio que a Southwest estava operando, seus competidores Branifl e Texas International Airline começaram uma guerra de preços que levou a Southwest a reduzir os preços dos bilhetes aéreos em 50 % entre Dalias e Houston (tarifa foi reduzida para US$ 13).
Os escritórios da Southwest estavam localizados no aeroporto de Love Field (LUV) em Dalías, que era o único aeroporto de Dallas até a abertura do Dallas Fort Worth Intemational Airport (DFW).
Os vôos eram freqüentes (frequentemente oito ou mais por dia para cada destino). As decolagens ocorriam com pontualidade e as tarifas eram baixas. A Southwest instituiu preços baixos desde seu primeiro vôo em 1971. Tarifas baixas atraíram viajantes a negócio e viajantes a passeio, que se não fosse pela atratividade das tarifas teriam feito a viagem de carro.
A Southwest cresceu de forma consistente nos anos 70. No final da década, a Southwest enfrentou o desafio da desregulamentação e da expansão fora das fronteiras do Texas. Naquele tempo, os experts da indústria achavam que refeições, assentos reservados, membership num sistema de reservas, e um sistema com aeroporto de conexão eram vitais para o sucesso de uma companhia aérea. Mas a Southwest não seguiu este caminho, o que lhe deu estabilidade e flexibilidade.
Em abril de 1993 a Southwest já era a sétima maior empresa aérea dos Estados Unidos (em número de passageiros) e tinha uma história de resultados financeiros muito favoráveis. Nesta época, a Southwest já tinha várias rotas fora do Texas, e já era a primeira companhia aérea de transporte interestadual na Califórnia. A Califórnia era anteriormente dominada por empresas como United Airlines, American Airlines e USAir.
A