caso s.a.s
1) Qual é o negócio da S.A.S?
A S.A.S, Scandinavian Airlines, é uma companhia aérea multinacional da Suécia, Noruega e Dinamarca direcionada para a deslocação de pessoas de um local para o outro de forma eficaz e segura oferecendo um serviço de resposta rápida perante problemas que possam surgir.
2) Qual a estratégia competitiva da S.A.S?
A estratégia competitiva da S.A.S é a diferenciação, onde esta companhia oferece uma melhor flexibilidade de horários relativamente às outras companhias e onde os clientes podem optar por voos com menos comodidade e sem escalas, impedindo desta forma o desconforto de carregar as bagagens de mão nas trocas de avião. Uma outra estratégia competitiva que a S.A.S tem é a focalização, onde a empresa se dirige a um grupo particular do mercado. Neste caso específico, a companhia dirige-se essencialmente aos homens de negócios mas não deixando no entanto de se preocupar minimamente com o mercado turístico, tentando oferecer a estes preços inferiores.
3) Qual o significado e importância dos “Momentos da Verdade”?
Os “momentos de verdade” são determinantes no sucesso ou no fracasso duma empresa, uma vez que são os momentos onde há contacto direto com o cliente e é nessas alturas que se deve mostrar que uma empresa é a melhor alternativa de forma a fidelizar os clientes. Pela direção da empresa é atribuído aos funcionários de 1ª linha poderes, permitindo resolver e solucionar necessidades do cliente na hora (just-in-time). Estes ditos “momentos da verdade” tem um impacto enorme na imagem da empresa.
4) Quais são as 3 Perguntas fundamentais que uma empresa orientada para o mercado deve fazer?
Numa empresa orientada para o mercado as 3 perguntas fundamentais são:
Qual é a verdadeira missão da empresa?
Fica o cliente satisfeito no “momento da verdade”?
Está a empresa a ir ao encontro das necessidades do cliente?
5) O que fez a S.A.S para ter sucesso num mercado com uma concorrência