Caso UPS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
United Parcel Service
Estudo de caso
Porto
22-11-2014
MBA- Gestão e Administração de Empresas
Sistemas de Informação
A United Parcel Service (ou UPS) foi criada em 1907 por dois jovens - Jim Casey e Claude Ryan em Seattle nos Estados Unidos. A empresa que é hoje a maior do mundo em distribuição de encomendas por ar e por terra, começou com apenas duas bicicletas e um telefone. Com a promessa de proporcionar “o melhor serviço e o preço mais baixo”, e com a utilização de tecnologia avançada, a UPS tem conseguido manter sua liderança nos serviços de entrega de pequenas encomendas
Através de um computador portátil, chamado um DIAD (Delivery Information Acquisition
Device), é registada e transferida imediatamente toda a informação de entrega e assinatura do cliente para a rede central da UPS em Mahwah, Nova Jersey, Alpharreta e Geórgia. Essa informação fica disponível em tempo real para fornecer provas de entrega aos clientes e para estes poderem consultar a sua encomenda.
Com o seu sistema de rastreamento automático, a UPS consegue monitorizar as encomendas ao longo de todo o processo de entrega. Em vários pontos da rota, o código de barras é lido e a informação fica disponível tanto para os clientes como para a UPS. Para além disso, a UPS disponibiliza ferramentas que permitem aos clientes integrarem funções UPS, como rastreamento e cálculo de custos, sem terem que visitar o website.
A tecnologia da informação permite à UPS estar constantemente a crescer e passar de
uma empresa de mensageiros para líder na indústria dos transportes. Utiliza agora as décadas de competência para gerir a sua rede, para gerir a logística e a cadeia de fornecimento de outras empresas, com a sua solução de Supply Chain.
Estudo de caso
1-Quais são os inputs, processamento e outputs do sistema de rastreamento de pacotes da
UPS?
As entradas para o sistema de rastreamento de pacotes da UPS