Caso suzane von richthofen
Carlos Alberto Kuehl
David Eduardo da Cunha
Josiane Ramos de Sena
Luiz Roberto Liberato
Rogério Ribeiro Arruda
Prof. Rubens Emilio Stenger Centro Universitário Leonardo da Vinci
Direito / Direito Penal I Parte Especial (Dir 43) – Direito Penal
20/02/12
RESUMO
O presente trabalho visa mostrar o interesse da população pelo caso bárbaro noticiado em todos os meios de comunicação. Um crime que chocou a opinião pública brasileira. Suzane Von Richthofen foi acusada de planejar a morte dos próprios pais com a cumplicidade de Daniel Cravinhos e mais um terceiro que seria o irmão de Cravinhos. Para o júri do caso Suzane foi influenciada pelos irmãos, mas poderia ter resistido e evitado o crime. De acordo com a Promotoria de Justiça do estado de São Paulo, Suzane Von Richthofen teria sido o cabeça de toda a ação criminosa que culminou no assassinato de seus pais. Para promotoria a vida, liberdade e patrimônio, bens tutelados, foram violados pela ré, que no caso, o bem é a vida, cabendo ao estado o jus puniendi. Nete sentido, o presente trabalho vai contextualizar os objetos de estudo, crime, culpa ou dolo, conduta, parte e o bem tutelado etc..
Palavras – chave: Crime; Conduta; Sanção.
1 INTRODUÇÃO
Desvendar o crime que teve repercussão considerável é uma tarefa árdua e que requer personalidade jurídica competente, imparcial e justa.Com base na legislação vigente e jurisprudência, a justiça inicia um trabalho de produção de provas comprobatórias para tirar de circulação alguns criminosos. Um trabalho que exige um alto grau de conhecimento e artimanhas profissionaais para qualificar a conduta e chegar na obenteção de respaldo favorável. É na fase da investigação que se caracteriza o tipo e o fato do crime para então resultar na culpa ou dolo do agente causador do crime.
Partindo de informações obtidas nos meios de comunicação em massa, rádios, TV, jormais e revistas, o caso teve início no dia 31 de