caso shouldice
1. Qual o negócio (missão) do Shouldice?
O negócio/missão do Hospital Shouldice é tratar dos doentes com hérnias abdominais do tipo externo, no entanto, neste hospital só alguns é que podem ser tratados, ou seja, todos os doentes que após o diagnóstico feito pelos médicos apresentem demasiado excesso de peso, elevado risco médico ou que se conclua que não têm hérnias não são tratados.
O hospital trata dos seus pacientes através de uma operação acompanhada de todas as técnicas que lhe são adjacentes (produto) e para satisfazer as necessidades dos mesmos, utilizam todos os métodos mais confortáveis e eficazes para a cura desta doença de modo a que o paciente se sinta satisfeito e o mais à vontade possível neste hospital situado em Toronto.
2. Qual é a estratégia competitiva?
O Hospital Shouldice baseia-se nas estratégias competitivas de focalização por diferenciação e baixo custo.
Focaliza-se especialmente nas operações às hérnias abdominais externas dos seus pacientes, envolvendo, deste modo, um mercado pequeno e diferencia-se pela sua técnica Shouldice, em que a recuperação dos seus pacientes é rápida e eficaz, utilizando métodos de exercício para o utente e sendo acompanhados em todo o percurso por excelentes profissionais médicos e enfermeiros. Este hospital tem ainda uma grande vantagem competitiva em relação aos custos, pois estes são muito mais baixos comparativamente com a concorrência.
Utilizando estas três estratégias o hospital consegue ficar bem reconhecido e atrair clientes.
3. Qual é o mercado-alvo?
O mercado-alvo deste hospital são as pessoas que sofrem de hérnia abdominal externa e a divulgação do mesmo depende inteiramente da que é feita de paciente-a-paciente e verifica-se que este tem um grande número de clientes, com tendência a crescer, precisamente por causa da boa satisfação que os doentes vão transmitindo aos outros.
Os clientes são na maioria homens da classe social média, sem risco médico (ex. não