Caso: Restaurante Sabor de Casa
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Planejamento Estratégico em RH
Professor: Edward
Case: Restaurante Sabor de Casa
Goiânia, 18 de Novembro de 2009.
1- Com base no ambiente onde a empresa esta inserida, identifique os pontos impulsores e restritivos da organização no seu atual estágio em especial da Gestão de pessoas.
Levando em consideração que as empresas necessitam de mudanças para se adequarem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, essas empresas precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. No caso da empresa “Sabor de Casa” os pontos impulsores, destacam-se o bom relacionamento com proprietário e com os colegas, a sinceridade e disponibilidade do patrão, administração do proprietário, amizade e união com as colegas de trabalho e o crescimento e desenvolvimento da empresa em curto prazo. Outro fator, além de férias e salários em dia, entra o pagamento correto e adiantamento de salários se for necessário.
Como pontos restritivos dessa organização entram a forma de tratamento com os empregados, a falta de colaboração dos colegas, falta de organização, falta de comunicação, condições precárias na rotina de trabalho, pouco salário e a falta de profissionais treinados, são realizados poucos treinamentos entre as equipes.
2- Que estratégias de Gestão de Pessoas devem ser adotadas pela empresa?
Pensando nos pontos restritivos e que devem ser melhorados, algumas estratégias seriam importantes como: Pesquisa de clima organizacional, Descrição de cargos e competências, Levantamento das necessidades de competências (Treinamento, habilidade, experiência e educação), Planejamento e Programação de Treinamento e Competências, Avaliação de Reação e Eficácia dos treinamentos, Definição de metas e objetivos, Avaliação de Desempenho, Desenvolver plano de cargos e salários,