segurança no trabalho como ferramenta de apoio para minimizar acidentes
PROPONENTE: MARCELO HENRIQUE CORRÊA PIMENTA
LINHA DE PESQUISA A QUE SE VINCULA O PROJETO:
AMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ORIENTADOR: PROFº WANEY
PIRES DO RIO (GO)
2013
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho. Seu principal objetivo é minimizar os acidentes de trabalho que acabam impactando vidas e a própria empresa que o contratou. De acordo com o Manual de Legislação:
Segurança no trabalho é um conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológica, utilizadas para prevenir acidentes, eliminando as condições e atos inseguros, além de instruir e convencer as pessoas da implantação de práticas preventivas (ATLAS, 1997, p. 37).
Anualmente são divulgadas as estatísticas de acidentes ocorridos no país com o número de mortos, feridos, aleijados, incapacitados para o trabalho e incapacitados para a vida normal. São perdas desastrosas. No Brasil ocorrem 1.000 acidentes por dia em média, somando 370.000 acidentes por ano. Por esta razão, há uma grande “preocupação em se fazer estudos e pesquisas que possam melhorar esses índices alarmantes que incapacitam os trabalhadores brasileiros não somente para o trabalho, mas também para a vida” (VEJA, 2009, p. 12). É importante mencionar que a palavra acidente possui vários sentidos, podendo ser estudado a partir de vários ângulos. Portanto, faz-se necessário apresentar alguns conceitos teóricos que abrangem, com mais exatidão, a questão do acidente em correlação com o trabalho. Segundo Chiavenato (2008, p. 75) o acidente um “fato não premeditado do qual resulta dano considerável”. Isto significa dizer que é um fato súbito, inesperado, imprevisto, “embora