Caso Para Ensino: Sobre o Comportamento do Consumidor
Essa mudança de mentalidade dos donos gerou também uma mudança na variedade de produtos oferecidos para esse nicho. Se antes resumia-se a rachão, coleira e coisas mais funcionais, a diversidade de produtos do mundo pet hoje em dia é enorme. As prateleiras estão cheia de produtos que vão desde o tradicional shampoo anti pulgas até o mais caro perfume importado para cachorros.
Mas todas essas mudanças foram causadas por fatores humanos, não foi de uma hora para outra que um cachorro ficou mais vaidoso, ou um gato começou a sentir frio. Muitos, senão a maioria, desses produtos foram criados graças à necessidades diagnosticadas nos donos dos animais de estimação e não nos próprios pets. É sabido que grande parte de uma classe intermediaria da população brasileira conseguiu uma melhor condição de vida dos anos 1990 para cá. É sabido também que as estruturas familiares têm mudado radicalmente nos últimos vinte ou trinta anos. Se antigamente um homem de 25 anos já deveria estar pensando em se casar ou ter filhos, hoje grande parte desse público ainda nem saiu da casa dos pais.
A mudança do “público-alvo” dos animais de estimação equacionou em uma mudança geral no consumo de mercadoria para esses bichinhos. Podemos identificar grande parte