Caso Optimus
Ricardo Pereira -
Joao ferreira - 1301190
Catarina Ferreira - 130119021
24 De março de 2014
Identificação do problema
A Optimus Telecomunicações S.A. é um operador de telecomunicações móveis criado em 1998. Nesta altura a Optimus debatia - se com dois grandes concorrentes: a Portugal Telecom (PT) criada em 1990, que possuía uma sofisticada tecnologia móvel e uma operadora móvel designada por TMN (telecomunicações Moveis nacionais). Em 1992 o lançamento da segunda operadora (TELECEL atual Vodafone) de GSM.
A TMN foi a primeira empresa do estado e que depois se implementou no mercado e teve como primeiro concorrente a Telecel, uma empresa direcionada para o mercado de Topo.
A Telecel a principal concorrente da TMN consegui atingir a liderança de 51% do mercado em 1994, no entanto em 1995 a TMN consegui inverter a situação das quotas de mercado com a lançamento de um produto inovador, O MIMO, o tarifário pré-pago e pioneiro no mundo inteiro e com isso permitia aos seus clientes conseguirem gerir os seus gastos. Em 1996 a Telecel lança o seu produto pré- pago intitulado por – o Vitamina que possuía os mesmos processos do produto da TMN no entanto com uma embalagem bastante inovadora.
Nos anos seguintes os produtos sofreram bastantes alterações e foram adicionadas o voice-mail e também novos pacotes pré – pagos. Em 1998 tanto a TMN como a Telecel possuíam posicionamentos bastante semelhantes. Com isto tudo a Optimus debatia – se para entrar num mercado altamente competitivo e com posicionamentos e produtos altamente sofisticados e parecidos. Em 1998 a Optimus debatia- se e preparava estratégias de marketing diferentes dos concorrentes de modo a conseguir uma notoriedade, e conseguisse fazer algo especial e atrativo. Tinham de fazer a diferença.
Dito isto, a Optimus iria acabar por beneficiar á partida por ter um acionista maioritário que era a Sonae. Acionista este que primava por