Caso Kenner
Casos de Ensino em Administração:
Sandálias Kenner
Kenner Flipflops
Fernanda Chagas Borelli *
E-mail: fernandaborelli@gmail.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Marcus Wilcox Hemais
E-mail: mhemais@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pedro Ivo Rogedo Costa Dias
E-mail: tannervoldken@gmail.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
* Endereço: Fernanda Chagas Borelli
Rua Pascoal Lemme, 355, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ, 21941-918.
Copyright © 2012 RAC. Todos os direitos, até mesmo de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.
F. C. Borelli, M. W. Hemais, P. I. R. C. Dias
158
Introdução
Completamente alheia à conversa de seus colegas de MBA, Roberta olhava fixamente a chuva que batia forte contra a janela do restaurante da universidade. Eles ainda comentavam aspectos do caso que haviam acabado de discutir em sala de aula. Mas Roberta estava longe: a discussão de que acabara de participar a lembrara de todos os desafios que tinha à frente, em sua empresa.
No final de 2008, depois de longa série de conversas, Roberta finalmente aceitara a proposta feita por um antigo chefe para assumir a gerência de marketing da Kenner, uma fabricante de sandálias, que havia sido a queridinha do público das classes A e B no início da década de 1990, mas que, agora, sobrevivia de uma forte presença no público das classes C e D.
Em meados de 2009, já com pouco mais de meio ano de empresa, Roberta enfrentava um momento decisivo como gerente de marketing da Kenner. Ela percebia claramente que a imagem da marca era definida única e exclusivamente pelo público que havia adotado a sandália, e já passava da hora de