Caso hp
O estilo de administração da HP se caracteriza pelo comprometimento grupal, ou seja, o entusiasmo pelo trabalho, o compartilhamento entre idéias e problemas valorizando também as interações informais dentro da empresa.
2. Em qual dos sistemas de administração de Likert você enquadraria a HP?
No sistema participativo onde existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado.
3. Como você poderia descrever o HP Way?
O HP Way envolve, além do tratamento informal, ética, confiança e respeito às pessoas, trabalho em equipe, flexibilidade e inovação. Suas quatro políticas principais são guiadas por essa filosofia. Primeiro: a HP não discrimina por sexo, raça, idade ou religião. A empresa, ao contrário, tem como estratégia de negócio montar um ambiente de trabalho com a maior diversidade possível.
Segundo: na HP, ninguém é demitido sem ter a chance de melhorar seu desempenho. Todas as demissões precisam ter o aval de mais de uma pessoa. Nesses casos, o diretor de Recursos Humanos faz o papel de juiz para garantir que o processo seja justo do ponto de vista do funcionário.
Terceiro: a HP não distingue as pessoas pelo cargo que elas ocupam. Tudo o que a empresa oferece para os executivos (com exceção do carro) oferece também para os office-boys.
Quarto: na HP, a ética é um valor inegociável. Sua ausência é a única falta grave que pressupõe demissão sumária.
Os valores e princípios da HP são seus mais fortes atrativos para os funcionários.
4. Até que ponto a Teoria Comportamental influenciou o HP Way?
A teoria Comportamental utilizando a analise da organização sob o ponto de vista dinâmico do seu comportamento e está preocupada com o individuo como individuo, influenciando assim o convívio e o desenvolvimento pessoal dos funcionários e o rendimento final da empresa.
5.