CASO HP Aula
Apos a leitura e analise do briefing apresentado pela HP, nos da Improving Solutions, consideramos importante realizar uma analise detalhada do histórico e desenvolvimento da empresa nos últimos anos, além do estudo do comportamento dos consumidores, no caso, pequenas e medias empresas (PME`s) e analise dos produtos em questão.
Em relação ao histórico da empresa, podemos ressaltar que a Hewlett-Packard foi criada em 1939, a companhia sempre teve foco em 7 pontos: lucro, clientes, campos de interesse, crescimento, funcionários, administração e cidadania. Desde o início, a empresa trabalhou de forma orgânica, e com uma estrutura horizontal, a qual tem o foco na flexibilidade com seus funcionários, afim de que os mesmos participassem efetivamente das decisões da empresa, para isso construíam os escritórios sem paredes. A HP é conhecida pela confiabilidade e valor. Esse tipo de legado traz para a HP um esteio no jogo tecnologia para consumidores e investidores. Isso se fortaleceu ainda mais em 2001, quando a HP comprou a Compaq, com isso a HP se tornou a única a suprir todos os tipos de computação tais como: computadores do grupo de trabalho para escritórios, computadores corporativos para uso doméstico e pessoal e supercomputação. Atualmente, a HP possui um forte brand equity e uma marca extremamente valorizada no mercado. O publico-alvo dos produtos em questão sao as pequenas e medias empresas. A HP classifica estas empresas de acordo com o numero de funcionários. As categorias existentes sao: SoHo, Small Office, Small Business e Medium-Sized Business. Sobre o composto de marketing podemos citar como informações relevantes:
Produto: são da linha Corporativa da HP e fazem parte das linhas de produtos chamadas de “entry level” e “value”. Estas linhas possuem desktops e notebooks com menos sofisticação e menor preço em relação aos produtos das linhas “mainstream” e “premium”. Os produtos sao: HP 402 G1 SFF, HP 260 G1 DM, HP 240 G3 e HP