Teorias da administração
1. INTRODUÇÃO
As teorias administrativas foram reconhecidas a partir do século XX, depois da Revolução Industrial. Antes desse periodo, as produções eram feita por meio de artesanato, formas de produção eram rudimentares e todos suas produções de controles eram de acordo com suas proprias necessidades, independentemente do lugar ou época em estivesse. '
2. DESENVOLVIMENTO Os fatos que caraterizam o inicio da adiministração são: fatos historicos, sociais, politicos e econômicos, onde mostram o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. Todas as produções dentro da organização, meados do século XVIII, eram voltadas para o artesanato, com seus artesões trabalhando em pequenas oficinas e aos profissionais outônomos. Nesse tempo, a sociedade era totalmente diferente comparando ao dias de hoje. A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da Antigüidade, foram importantes, como:
a. Egípcios – burocracia administrativa.
b. Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas.
c. Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da Logística atual).
d. Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração.
e. Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores da empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.
f. Chineses – ensinamento de planejamento,