Caso hipertensão
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Módulo: Nutrição Clínica I
CASO CLÍNICO:
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Discentes: Erica Silva Sabrina Costa Pereira
Uberlândia
2013
1.0 CONTEXTO GERAL
1.1 Identificação do paciente
Paciente V.D.G.C., 63 anos, branca, sexo feminino, separada, natural e procedente de Uberlândia – Minas Gerais. Aposentada, possuindo ensino superior completo.
1.2 Queixa principal
Edema na região peritoneal.
1.3 História da Doença atual
Na entrevista realizada no dia 25 de janeiro de 2013, a paciente V.D.G.C. relatou que a mais de cinco anos realiza diálise peritoneal todos os dias. A do tipo Diálise Peritoneal Noturna (NIPD): a diálise é realizada a noite pela cicladora, enquanto o paciente dorme, por um período de 8 a 10 horas. Durante o dia a cavidade abdominal fica vazia. Porém de um mês pra cá, a mesma afirmou ter inchaços (edemas) na região peritoneal e nas pernas, devido ao “entupimento” do cateter da diálise peritoneal, por fibrinas. (Fibrinas: proteínas fibrosas envolvidas na coagulação de sangramentos). Desta forma a paciente não estava conseguindo realizar as diálises em sua residência, ocasionando o quadro de edema. Assim por esses edemas persistirem a paciente procurou ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU.
A paciente deu entrada ao HC-UFU no dia 10/01/2013 para realizar uma cirurgia, de troca de cateter, apresentando assim um quadro de peritonite, foi realizado cirurgia para colocar um cateter na perna direita, esse veio a inflamar, foi decidido trocar o cateter do peritônio, para voltar a utilizar essa via, que é a mais aceita pela paciente. O diagnostico primário da paciente foi insuficiência renal crônica, e posteriormente a este fato, também recebeu outro diagnostico de hipertensão arterial. A mesma toma medicamente para o controle da hipertensão (Hidralazina Cloridrato, Espironolactona) e de